Qual a importância do home staging na venda de uma casa?
11/12/2023 | iPlace

Qual a importância do home staging na venda de uma casa?
A visão é o primeiro sentido despertado nos potenciais compradores. Através desta absorvem os detalhes e imaginam a sua vida naquele espaço.
É neste contexto que o home staging surge como estratégia para destacar uma propriedade no mercado imobiliário.
Assim como como uma refeição cuidadosamente apresentada desperta o apetite, o home staging desperta o interesse dos compradores.
Como consultor imobiliário, reconheço a importância desta técnica de marketing imobiliário e considero-a relevante para todos os vendedores e futuros vendedores.
Mas o que é o home staging na prática?
Consiste na decoração rápida, funcional e acessível para organizar e melhorar o espaço de modo a criar uma atmosfera convidativa. Assim, os potenciais compradores sentir-se-ão mais confortáveis para visualizar aquele espaço como seu, no futuro.
Enquanto na decoração e design de interiores há uma adaptação do espaço ao gosto dos seus proprietários para que este reflita as suas personalidades, no home staging o objetivo é criar ambientes genéricos e despersonalizados que frisem a utilidade de cada divisão.
Na verdade, nada mais é do que uma adequada preparação do imóvel para a venda.
As melhorias do home staging são de extrema importância porque:
- Permitem realçar aspetos como a arquitetura, os espaços amplos, a iluminação natural, entre outros, através da decoração e da disposição estratégica dos móveis.
- Uma apresentação irrepreensível aumenta a probabilidade de o imóvel ser vendido num curto espaço de tempo e com um preço mais favorável. Por norma, os compradores estão dispostos a pagar um valor superior por uma casa que transmita uma sensação de cuidado e manutenção.
Dicas de home staging:
- Comece por arrumar, limpar e refrescar as divisões. Em seguida, faça aquelas pequenas reparações, como a torneira a pingar, que adiou durante uns tempos.
- Retire toques pessoais como fotografias, ímanes no frigorífico, itens de higiene pessoal, para facilitar que os potenciais compradores se imaginem a viver ali.
- Livre-se de tudo o que é desnecessário para que a divisão seja o mais ampla possível e dê uma maior sensação de espaço.
- Evite cores fortes e opte por tons neutros, como o branco ou o cinzento, para agradar ao máximo possível de clientes.
- Aposte na iluminação, já que esta é um fator determinante na forma como vemos uma divisão. Uma casa bem iluminada dá uma sensação de boas-vindas e conforto que faz a diferença na hora da decisão.
- A sala de estar, o quarto principal e a cozinha, são, por norma, as divisões que mais influenciam a decisão do cliente, como tal deve investir um maior esforço e orçamento nestas.
- Sala de estar: Deixe apenas um sofá, móvel de apoio, candeeiro, quadro ou espelho, almofadas, alguns livros, uma planta e um tapete se ajudar a complementar o ambiente. Os principais destaques, como uma lareira, devem ser o centro da atenção. A disposição dos elementos deve permitir a fluidez na circulação pela sala.
- Quarto: Utilize têxteis neutros na cama, mantenha mesas de cabeceira com candeeiros e os armários. Complemente a decoração com livros e um jarro.
- Cozinha: Arrume os pequenos eletrodomésticos, como a torradeira, num local discreto. Deixe nas bancadas apenas um prato com fruta, um jarro com flores ou uma planta. Se tiver mesa, esvazie a sua superfície e, se quiser, coloque louça de pequeno-almoço.
Com estes pequenos ‘truques’ a sua casa estará imaculada e semelhante às de catálogos de revistas de decoração, fazendo com que os potenciais compradores fiquem de ‘água na boca’.
Se sentir que tudo isto é demais para si, saiba que já existem várias empresas especializadas em home staging às quais pode recorrer. Mas, se o processo de venda o está a deixar arrebatado, o melhor mesmo será recorrer à ajuda de um consultor imobiliário, que tratará deste e outros aspetos por si.