Preferências das novas gerações na compra de um imóvel
15/02/2024 | iPlace

Com o mercado imobiliário em constante evolução, as preferências dos consumidores, em particular das novas gerações, têm desempenhado um papel crucial no desenvolvimento de novas tendências.
Com este artigo pretendemos explorar as expectativas e prioridades nas gerações mais jovens aquando da aquisição de um imóvel.
Compreender as preferências das novas gerações é essencial, não só para os consultores imobiliários mas também para os construtores, decoradores e investidores que ambicionam destacar-se no mercado.
1. A procura vai além da localização geográfica:
Para as novas gerações, a localização vai muito para além da área geográfica. Na hora de pensar na melhor localização recaem escolhas como a proximidade ao local de trabalho, os bons acessos, a oferta de transportes públicos, bem como a presença de serviços e comodidades.
2. Sustentabilidade e Eficiência Energética:
Cada vez mais se fala em sustentabilidade e eficiência energética e, naturalmente, as preferências das novas gerações demonstram um elevado interesse em imóveis sustentáveis e, no que diz respeito à energia, mais eficientes.
A presença de tecnologias sustentáveis, como painéis solares, reciclagem e gestão de resíduos, eficiência da luz LED são alguns pontos diferenciadores que podem atrair as novas gerações.
3. Espaços Flexíveis e Home Office:
Não é nenhuma novidade quando falamos que a pandemia veio acelerar a adoção do trabalho remoto. Isto transformou a visão das pessoas em relação ao espaço onde habitam. As preferências das novas gerações concentram-se na valorização de espaços flexíveis e na integração de um escritório em casa. Criar ambientes que facilitam a adaptação do espaço para diferentes utilizações são sempre considerados um bónus.
4. Experiência Digital como Fator Predominante:
As novas gerações de compradores têm uma experiência digital muito mais dinâmica em todas as etapas de compra. Imobiliárias, construtores e designers de interiores que oferecem visitas virtuais têm consigo uma vantagem competitiva.
Compreender e avaliar as preferências de mercado das novas gerações na compra de um imóvel é essencial para atender e antecipar as necessidades do mercado. Na iPlace queremos acompanhar todas as preferências e estarmos atentos às novidades que chegam ao mercado imobiliário! Podemos ajudá-lo a escolher o seu imóvel? Contacte-nos.