Mas afinal, quanto custa vender uma casa?
03/03/2023 | iPlace

Deixe-me adivinhar … Até então não fazia ideia que vender uma casa também tinha custos associados, certo? Pois é, fique a saber desde já que estes existem e que, em certos casos, podem até ser avultados
Apanhado de surpresa? Não se preocupe! Imagine que tomava a decisão de vender o seu imóvel sem ter conhecimento daquilo que precisava pagar? Seria, sem sombra de dúvidas, uma situação muito mais desagradável.
Mas e se, em vez de estarmos aqui a abordar cenários negativos, fôssemos realmente ao que interessa? Afinal, o motivo que o leva a estar aqui passa por saber como se pode preparar para a venda e perceber quais os custos associados à mesma, não é verdade?
Então, vamos lá!
Custos com documentação
✔ Certidão Permanente de Registo Predial – se for comprada através da plataforma online, esta certidão tem um custo de 15€ e possui uma validade de 6 meses. Contudo, se o pedido for feito presencialmente, o custo deste documento aumenta para os 20€.
✔ Licença de Utilização – caso necessite de uma segunda via, pode fazer o pedido junto da Câmara Municipal, com um valor inicial de 35€ mais os custos adicionais que variam mediante o concelho.
✔ Ficha Técnica da Habitação (FTH) – tanto os valores, como o processo de requisição deste documento, são similares ao da Licença de Utilização.
✔ Certificado Energético – Emitido pela Agência Nacional da Energia, cujo valor do registo varia consoante a tipologia da habitação. Para verificar o preçário, basta que consulte o website oficial da ADENE.
Adicionalmente, se tiver interesse em perceber quais são os documentos necessários para vender uma casa e qual a sua finalidade, pode consultar a informação aqui.
Comissões de serviços prestados
✔ Sem auxilio de uma Agência Imobiliária – apesar de não pagar comissão, para determinar o valor exato da venda do seu imóvel, terá que contratar um avaliador cujo serviço de avaliação custa, em média, cerca de 300 euros.
✔ Com auxílio de uma Agência Imobiliária – na eventualidade de contratar os serviços de uma agência imobiliária, pode ter que pagar uma comissão entre os 3% e os 6%. De realçar que, nestas percentagens, já se encontra incluído o serviço de avaliação do imóvel.
Promoção do imóvel
✔ Anúncios pagos em redes sociais e plataformas imobiliárias – apesar de ser opcional, é importante que tenha em consideração os custos associados a anúncios nas mais diversas plataformas digitais para fazer com que o imóvel chegue a mais pessoas e para que tenha uma posição de destaque entre todos os outros.
Cancelamento da hipoteca
✔ Liquidar empréstimo – caso ainda tenha crédito de habitação associado à casa que pretende vender, vai ter que pagar o restante valor em dívida para conseguir proceder ao cancelamento da hipoteca.
Impostos sobre mais valias
✔ Lucro da venda – por fim, tenha em atenção que caso a sua habitação seja vendida por um valor superior ao que foi adquirida, vai te que suportar uma taxa de imposto que incide sobre 50% do lucro obtido. Esta informação deve constar na declaração de IRS, para que a liquidação possa ser feita.
Como pode comprovar através da informação disponibilizada neste artigo, vender uma casa tem algumas despesas associadas que devem ser tidas em conta para que não seja apanhado desprevenido.
Por isso, antes de tomar qualquer decisão, aconselho que faça uma análise prévia destes custos e do tempo que precisa para se preparar para lidar com este processo. Afinal de contas, “tempo é dinheiro” e, é importante que este também seja contabilizado.